Menina morre após picada de escorpião. Especialista alerta sobre os riscos

Saiba quais são os primeiros-socorros em casos de picadas de animais peçonhentos

Menina morre após picada de escorpião. Especialista alerta sobre os riscos
Em Jacareí, cidade no interior de SP, Manuela Paixão Brito Felix, de 3 anos faleceu após receber uma picada de escorpião. Ela brincava na porta de casa com o irmão no momento em que o animal apareceu. A mãe levou a criança rapidamente para uma Unidade de Pronto-Atendimento Infantil (UPA).
A menina recebeu atendimento no local, sendo medicada contra o veneno, porém teve seu quadro agravado e precisou ser encaminhada para outro hospital, onde acabou falecendo. O Ministério da Saúde afirma que, entre 2010 e 2015, 393.933 casos de picadas de escorpião foram registrados no país. 

Crianças são as mais afetadas por esses animais, totalizando 48.198 casos, entre 0 e 9 anos. Os estados com maior incidência de casos são: Minas Gerais (88.666), São Paulo (55.323), Bahia (57.341), Pernambuco (38.836), Alagoas (35.093), Pará (10.248) e Paraná (6.396).

Como agir nesses casos?

"As principais condutas frente a uma suspeita de acidente com animal peçonhento é acalmar a vítima, não deixar que ela se movimente muito, elevar o membro atingido, lavar o ferimento com água e sabão, chamar socorro médico ou levar a pessoa acidentada ao hospital mais próximo ou a um centro especializado em atendimento de acidentes com animais peçonhentos (como é o Instituto Butantã, na cidade de São Paulo). Ofereça muita água para a vítima do acidente", alerta o infectologista Ralcyon Teixeira. 

O especialista ainda alerta que os principais erros envolvidos no tratamento de picadas de animais peçonhentos são intervenções inadequadas, como torniquete (amarrar o local), sugar o ferimento com a boca, cortar o local afetado e uso de substâncias contaminadas no local da picada (como por exemplo: pó de café, teia de aranha, urina, terra). "Se possível e não houver perigo, leve o animal envolvido no acidente em transporte adequado para que seja feito seu reconhecimento em local especializado. Isso facilita o diagnóstico e tratamento da vítima", ressalta. 

O tratamento consiste em caracterizar o tipo de acidente e o animal envolvido, realizar medicações para dor, hidratação e administrar precocemente o antiveneno. Quanto mais cedo for administrado o antiveneno, melhor o prognóstico do paciente, por isso que a procura de um serviço de saúde deve ser a mais rápida possível.

Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário