Em Jaguaruana professora publica um livro contando a história de SARDANHA, o homem que come cobras.


Sempre fui um defensor de que homenagens, seja a quem for, tem que ser feita enquanto a pessoa está viva. Pois é foi o que fez uma professora do município de Jaguaruana que decidiu escrever um livro para homenagear e contar a história da maior lenda viva que nossa cidade já teve. Estou falando de Francisco Xavier da Silva ou simplesmente conhecido como SARDANHA, esse homem de 55 anos de vida, mas que na verdade nunca deixou de ser uma criança.

Filho de Maria Barbosa de Lima e de Francisco Limeira do Espírito Santo, nascido no bairro Tabuleiro, Sardanha teve vários irmãos, mas muitos deles sucumbiram diante a pobreza que na época era muito grande. Ainda criança, talvez a necessidade vivida pelo mesmo, tenha feito com que ele despertasse o interesse de comer insetos. Conta à história que o mesmo começou a comer cobras e lagartos já em sua adolescência.

Muito querido na cidade e amante dos animais, esse filho de Deus tinha o dom de hipnotizar as serpentes ao qual o chamava de CHICA. Não há relatos na cidade de que esse rapaz tenha feito mal a alguma pessoa, porém as mães quando queriam botar seus filhos para dormir e os mesmos demoravam a pegar no sono, como costumamos dizer por aqui, bastava falar que lá vem o SARDANHA que o sono chegava rapidinho.
 

Andarilho de natureza não havia cidade longe que o mesmo não chegasse a pé. Aracati, Itaiçaba, região do Rio Grande do Norte, foram algumas cidades que tiveram o prazer de ver o nosso Jaguaruanense em suas ruas e muitas vezes com as serpentes enroladas em seu pescoço. Cobra preta, Jararaca, Cascavel, dentre outros insetos peçonhentos, por mais que o agredisse não causava mal algum a sua saúde. Esteve internado por várias vezes na cidade de Mossoró onde os próprios médicos da época se assombraram pelo fato do veneno das serpentes não lhe fazer mal algum.

Hoje o mesmo ainda mora no bairro em que nasceu, ou seja, Tabuleiro com um de seus irmãos que sobreviveram. O gosto pelas cobras ainda existe apesar de que não se veja o mesmo mais com insetos. Continua sendo andarilho e com a saúde debilitada não consegue ficar parado por muito tempo em um só local. Na manhã desta Sexta Feira (02) de Fevereiro tive mais uma vez o prazer de trocar dois dedinhos de prosa com SARDANHA que disse, com seu jeito meigo que tem de chamar a todos de amigo, que a cobra mais gostosa é a Cascavel.
 

Quero aqui parabenizar a iniciativa da professora Maria Lívia de Lima que juntamente com seus alunos tiveram a brilhante ideia de homenagear, ainda em vida, esse filho de Deus e de Jaguaruana chamado de SARDANHA. Peço aos amigos a acessar o link abaixo e baixar e ler a história de vida narrada por pessoas que, assim como eu, conhece a fundo.

Para quem não sabe SARDANHA ainda vive e com a mesma simpatia de sempre, pra ele todos são amigos, e na verdade são mesmo, pois até a ciência um dia disse que se ele ferisse alguém com suas unhas ou dentes, esse ferimento poderia ser fatal mesmo assim ele nunca agrediu a ninguém. Sei que muitos não acreditam nesse relato, mas como ele está vivo e não fui só eu que vi várias vezes se alimentando de insetos e de serpentes, acredite, tudo que está escrito no livro é a mais pura verdade.

LINK PARA TER ACESSO AO LIVRO DO SARDANHA QUE FOI ESCRITO PELA PROFESSORA. MARIA LIVIA DE LIMA.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário