Em Jaguaruana, o Velho Rio Jaguaribe renasce das cinzas trazendo esperança ao seu povo.




Renascer das cinzas, um direito que era exclusivo da Ave Fênix, mas que podemos  dizer que, também,  está acontecendo com nosso Rio Serafim, aqui em Jaguaruana. Há exatamente um ano, o Blog Jaguaruana Verdade publicava um artigo que falava da escassez que assolava nosso Rio. Naquele momento, o único sentimento que tínhamos era o de uma família que acabara de perder o seu mestre. Rio Jaguaribe, o mesmo que tinha levado água, alimento a casa de milhares de Jaguaruanenses, estava morto depois de cinco anos de seca.

Um ano se passou e no decorrer dele muitos problemas se agravaram. Faltou água para atender a demanda da população e dos animais. Faltou emprego, faltou o farto peixe que tínhamos e sobrou sofrimento e muita esperança e fé. Esperança de um povo aguerrido, acostumado a conviver com as adversidades típicas de nossa região. Fé foram às palavras que mais se ouviram na boca dos Jaguaruanenses ao ponto de ser celebrada uma missa as margens do Rio Jaguaribe que já havia sido considerado como o maior Rio Seco do Mundo, mas que já tinha acostumado a seus filhos a conviverem com a perenidade e a fartura.

Mas, como sempre dizia meu avô, tudo nessa vida passa se não é para sempre é temporariamente. E hoje a tarde, ao chegar ao nosso Rio Serafim, que fica entre as localidades de Tabuleiro e Carnaubal, me veio na lembrança a frase daquele que eu e nossa família considera como Mestre. Realmente, tudo passa mesmo. Nosso Rio está a renascer, talvez não como a Ave Fênix, um pássaro que representa a mitologia Grega e sim pela Fé, Esperança e Garra de um povo que não desiste, jamais.

Tive a oportunidade de, mais uma vez, está no local certo e na hora certa e quase na hora em que a Tão Sonhada Água começava a preencher aquela laguna, de um ano, sem que a mesma escorresse em seu leito, lá estava eu e o Blog Jaguaruana Verdade para divulgar e mostrar a alegria de centenas de Jaguaruanenses que estavam emocionados ao ver tão rara cena. Fantástico, dizia um morador que estava ao meu lado. Quanta saudade do nosso gostoso banho aos dias de domingo, falavam outros. Tomara que Deus continue a mandar as chuvas para que não o seque novamente, o nosso Rio, falavam a grande maioria. 

Em meio a tudo e a todos observei de forma simples e discreta uma pessoa que tem reescrito a história de Jaguaruana com sua coragem e dedicação. Roberto da viúva, nosso Prefeito já estava com sua equipe de Governo, fazendo todo o necessário para que o nosso líquido mais precioso, a água, não escorra pelas tubulações deixadas pelo passado e que, depois, nos fiquem apenas as lembranças. Consegui falar com o Prefeito que tão emocionado quanto às centenas de pessoas que ali estavam, disse.

“Já considero como o melhor carnaval de, toda, minha vida aqui em Jaguaruana. Quando assumi a Prefeitura de nossa cidade, há pouco menos de dois meses, encontrei um município em que, quase 33 mil habitantes, clamavam por água para resolver, pelo menos, suas necessidades básicas. Fomos à luta e juntos, minha equipe de Governo e representante do nosso Estado, conseguimos trazer água, do Castanhão, para atender a todos, sem exceção. Hoje completa um Mês que esse povo, que aqui estão, estava às margens do Rio da Barra para ver a nossa água chegar depois de mais de vinte dias de uma batalha cruel. Neste momento me sinto emocionado ao ver a água chegar, ao nosso Rio serafim mandada por Deus e pela Mãe Natureza, as vésperas do nosso carnaval. Agora eu te pergunto amigo: Tem Carnaval melhor do que ver essa água voltar a correr no leito normal do nosso Rio depois de um ano de seco"? Com essas palavras o nobre Prefeito calou a quem subscreve este artigo. 

Decididamente há apenas dois dias para completar 44 anos de idade, por muitas coisas já passei. Não adianta relatar ou falar o que me deixou mais triste ou mais alegre, mas tirando fora o momento da perda de minha mãe, confesso aos amigos leitores do Blog Jaguaruana Verdade que hoje a tarde balancei, novamente, minhas estruturas. Logo eu que tive a infeliz ideia de publicar, tristemente, a morte do nosso Rio Jaguaribe há, exatamente, um ano atrás. Tenho a imensa alegria de que na antevéspera do meu aniversário, anunciar o renascimento do mesmo. Por mais que alguém ache, não me considero uma pessoa obstinada e sim de sorte. Obrigado aos amigos que tiverem a paciência de ler esse artigo, meio grande, mas saiu do fundo do meu coração.

 Em Jaguaruana, o Velho Rio Jaguaribe renasce, das cinzas, trazendo esperança ao seu povo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário