Jaguaruanense que há quase 30 anos mora em Fortaleza dá lição de luta e garra no trabalho para sustentar a família, mas não esquece sua Terra Natal.


Quando criei o Blog Jaguaruana Verdade o objetivo principal era, sempre foi e irá continuar sendo, mostrar as coisas boas de nossa Jaguaruana, seja aqui ou em qualquer lugar que more um Jaguaruanense e a gente tome conhecimento. Na semana que passou, estive em Fortaleza ao lado do meu pai e da minha filha e por quatro dias, tive a oportunidade de acompanhar, de perto, a luta de uma Jaguaruanense que há quase 30 anos, deixou a Terra da Rede, mas não esqueceu suas origens.

Estou falando de José Geovânio de Almeida, para seus familiares o Geovânio e para os vizinhos do pacato Bairro em que mora na capital, ou seja, na Vila Pantanal, próximo ao Bairro Vila União, o seu Geovânio, o amigo de todos. Nos próximos capítulos vou tentar falar um pouco da rotina de vida desse ser humano e também como o mesmo veio parar em Fortaleza.


Tudo começou mais ou menos nos anos de 1988 quando o jovem Jaguaruanense deixou sua Terra Natal para capital, na busca de dias melhores. Levava na bagagem algumas roupas e como profissão, a que herdou de seu pai, ou seja, tecelão em tiá de pau, esse era o nome dado aos tiás que se fabricavam as redes de dormir antigamente. Veio para casa de uma Tia onde trabalhava e morava ao mesmo tempo.

Muito jovem Geovânio não fazia diferente dos demais jovens da época, trabalhava a semana toda e no final de semana gastava, nas diversões, o dinheiro ganho e na Segunda Feira começava tudo de novo. Um dia conheceu uma menina de nome de Roseane e foi aí onde tudo começou a mudar na vida desse cidadão. Ambos se uniram, começaram a produzir família e a trabalharem buscando um só objetivo, dá uma comodidade aos filhos. Três filhos ao total Deus os deu e hoje, graças a Fé, a Perseveranças e a Coragem para trabalhar, estão já todos crescidos. 

Mas a vida não é fácil para este Jaguaruanense que ao lado de sua esposa se levanta por volta das 04h00min horas da manhã para dá início a luta que só vai parar por volta das 07h00min da noite. Pela manhã cedo, Geovânio sai nas ruas de Fortaleza para vender merendas, café com tapioca, sucos, picolés etc. Só lembrando que essa rotina vai de Segunda a Sábado e muitas vezes segue também pelo Domingo, afinal, segundo o mesmo a vida é dura pra quem é mole e vindo da família que veio, esse filho de Jaguaruana de mole não tem é nada.


Terminada a tarefa das merendas, seu Geovânio, sempre ao lado da sua cargueira fiel, volta às ruas da Capital com as mais belas redes fabricadas em nossa Jaguaruanae e graças a Deus e a mercadoria de boa qualidade que o mesmo vende, dificilmente acontece de um dia ou uma tarde não vender alguns de seus produtos. Redes de todas as qualidades, colchas de cama, lençóis e outros derivados do fio, fazem parte do recheado leque de produtos que o mesmo tem a oferecer a seus clientes que sempre depois de comprar uma vez, voltam para comprar de novo.

Nascido em Jaguaruana e filho do seu Manuel do Quebra Queixo e de Dona Rosália, que hoje não está mais em nosso meio, José Geovânio foi o primeiro filho homem deste casal que ainda tem mais 07 mulheres e dois homens. Patriarca de uma família que tem o amor e o respeito de sua esposa, o amor, carinho e admiração de suas filhas e filho, seu Geovânio cativa amizade e carinho dos amigos, vizinhos e principalmente dos seus clientes, não importa que seja aqueles que se utilizam das saborosas merendas que o mesmo vende ou dos produtos derivados do fio, como a famosa rede de Jaguaruana.


Finalizando esse artigo, a única coisa que posso dizer que o Destino foi bom demais comigo, pois pra quem não sabe a pessoa a qual tenho o prazer de está aqui relatando um pouco de sua vida, me dá muito orgulho em poder dizer que ele é meu irmão. Decidi fazer essa simples homenagem a esse cara que pouco vivenciamos juntos, mas, jamais, nos sentimos separados, nem mesmo pela distância que nos separa.

Pra você meu irmão te desejo tudo de bom que o nosso Bom Deus possa continuar a lhe dá o que você e sua família merece e como morador de Fortaleza, aceite essa homenagem como se ela fosse dedicada a centenas de milhares de Alencarinos que assim como você, praticamente não para no dia a dia, trabalhando para dá o básico que suas famílias precisam e merecem. Fica com Deus e em breve iremos aí de novo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário