DETERMINAÇÃO: Cearense aprende a ler e escrever para fazer Enem e tenta cursar administração

Joaquim Lopes Araújo, de 65 anos, tenta neste ano o Enem pela terceira vez.

Por Gioras Xerez, G1 CE
Joaquim Lopes Araújo, candidato do Enem (Foto: Gioras Xerez/G1)

O cearense Joaquim Lopes Araújo quer tentar uma vida melhor se qualificando e tentando uma vaga no curso de administração. Ele conta que teve que começar do zero e aprendeu a ler e a escrever há seis anos. Neste ano, ele tenta o Enem pela terceira vez para tentar ingressar em um curso de administração.

"Estou nessa luta faz seis, sete anos. Nesse tempo terminei o fundamental e o ensino médio e agora tento o Enem. No ano passado eu quase passava, fiquei até surpreso, mas nesse ano vai dar certo, gostei muito da redação", diz, confiante.

Questionado se ele se preparou para as provas deste domingo, que inclui matemática, ele diz que aprendeu muita coisa na profissão. "Já trabalhei em um monte de obras e não vai ser uma prova de matemática que va me assustar, não."

Joaquim Lopes é morador da Cidade de Deus, na periferia de Fortaleza, conta que estuda à noite e anda por ruas perigosas de Fortaleza, com assaltos frequentes. "Já roubaram minhas coisas duas vezes, o material de estudo, mas eu compro de novo. Graças a Deus tenho saúde e consigo estudar", conclui.

Além de matemática, os candidatos realizam no segundo dia de Enem provas de biologia, física e química.

Candidatos do Enem na Uece entram para o local de prova após abertura dos portões (Foto: Gioras Xerez/G1)
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário