Redução mensal dos homicídios é a maior já registrada no Ceará

Apesar de os indicadores melhorarem, média ainda supera sete homicídios por dia. Sul do Estado preocupa e terá nova estratégia
  Resultado de imagem para imagens do nome homicídio
 
O Ceará teve a maior redução no número de homicídios já registrada em um único mês desde que a atual política de segurança começou a ser posta em prática, há três anos. Os índices caíram em todas as regiões do Estado. A queda generalizada nos homicídios não ocorria desde novembro do ano passado. Em todas as regiões, a meta de 6% de redução foi superada. A média do Ceará foi de 33,1% de diminuição. Foi o 13º mês seguido de queda no Estado.
 
Além da redução em relação ao mesmo mês do ano passado, as 222  mortes violentas registradas em setembro representam a menor quantidade desde 2013, quando começou a contabilidade segundo a atual metodologia. A média, que chegou a ser de 11 homicídios diários, hoje é de sete.

Apesar disso, ainda há problemas. O Interior Sul é considerado a região mais crítica. O governador Camilo Santana (PT) disse que estratégias serão repensadas para reverter a oscilação que ainda ocorre no Cariri, Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, Litoral Leste, Inhamuns e Sertão Central.

Em setembro, o índice de homicídios no Interior Sul caiu 7%. Foi o menor índice observado no Ceará. Mas, melhor que nos cinco meses anteriores, quando houve sempre crescimento, nessa parte do Estado, dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) — que incluem latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e homicídios. No acumulado do ano, o Sul tem alta de 4,4% dos CVLIs.

“O secretário está revendo algumas estratégias nas regiões e estamos com ações, como a interiorização do Raio e a implementação de delegacias 24 horas”, destacou o governador.

Além do Interior Sul, a Região Metropolitana de Fortaleza também acumula aumento no número de homicídios ao longo do ano, mas apresentou queda em setembro. No mês passado, os municípios próximos à Capital tiveram redução de 25,7% nos crimes violentos letais. Foi a maior redução desde junho de 2015. Desde janeiro, a área registrou 594 mortes. No mesmo período do ano passado, foram 565 crimes. Aumento de 5,1%.

Ceará e Fortaleza
Em contrapartida, a Capital puxa os indicadores de queda dos homicídios no Estado e acumula mais de um ano seguido de redução. Foram 57 crimes violentos letais intencionais registrados no mês passado. Diminuição de 57,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Assim como ocorre no conjunto do Estado, a redução observada em Fortaleza foi a maior observada desde 2013, período em que os balanços disponíveis pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aderiram à metodologia de contagem dos CVLIs.

Especialista
Para o pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) Luiz Fábio Paiva, existe esforço para criar políticas de segurança pública, mas, sobretudo, existe uma reorganização nas práticas de crimes. Nas periferias, onde aconteciam homicídios por causa de guerras territoriais, houve diminuição que o pesquisador aponta como significativa. Segundo ele, há estratégia nacional do mercado do crime para reduzir a violência, de forma a aumentar o lucro e reduzir riscos para o próprio negócio criminoso.

“O que a gente observa é a chegada de uma nova filosofia e orientação política, de uma nova criminalidade. A preocupação principal passa a ser a gestão do negócio do narcotráfico e o retorno da lógica de preservar a comunidade”, afirma. (colaborou Jéssika Sisnando) 

Saiba mais

Força Nacional
Os índices de criminalidade foram divulgados antes da reunião mensal do Ceará Pacífico. O governador Camilo Santana também comentou a decisão de solicitar apoio da Força Nacional para o 2º turno da eleição em Fortaleza. “Os juízes de todas as zonas eleitorais fizeram essa solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral. O presidente me consultou e eu fui a favor. Quanto mais gente pudermos ter para dar lisura ao processo, melhor. Minha tarefa foi de acolher esse pedido”, afirmou o governador.

Interior Norte
O Interior Norte registrou redução de 17,5% dos homicídios. No acumulado de 2016, a região tem 3,8% de queda. Em setembro, foram 47 homicídios. 

  Igor Cavalcante
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário