Médico endoscopista fala sobre benefícios e malefícios do Omeprazol

O médico Juarez Sampaio disse que esse medicamento bloqueia a produção de ácido no estômago, podendo causar a sua atrofia
(Foto: Divulgação)

Uma pesquisa da Universidade de Hong Kong e da University College London informou que as drogas do grupo de inibidores de bomba próton (IBP), a exemplo do Omeprazol, Pantoprazol e o Iansoprazol podem elevar em até 2,4 vezes as chances de ser desenvolvido câncer no estômago.

Conforme os pesquisadores, após a bactéria chamada Helicobacter pylori ter sido removida do equipamento, o risco de câncer estomacal aumentou na mesma intensidade, dosagem e duração do tratamento com medicamentos anti-refluxo.

Em entrevista ao O POVO Online, o médico endoscopista Juarez Sampaio afirmou que esse medicamento bloqueia a produção de ácido no estômago - que é necessário ao órgão -, podendo causar a sua atrofia. No entanto, não implica dizer que a droga é, necessariamente, causadora do câncer.

O profissional aconselha que esses remédios não sejam usados por longo prazo ou por qualquer razão. Para ele, é prudente tomar apenas em casos de úlceras estomacais, refluxos e gastrite. Dentro desse contexto, o médico Juarez Sampaio considera a droga como muito boa.

Para ele, embora existam alternativas ao Omeprazol, nenhum remédio ainda conseguiu ser tão eficiente quanto este. Somado a eficiência, outro fator que ainda não retirou o Omeprazol das prateleiras reside no seu bom posicionamento no mercado. 

Redação O POVO Online
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário