JAGUARUANA, UM VERDADEIRO CEMITÉRIO DE ANIMAIS MORTOS.


O assunto que vou abordar hoje aqui no Blog Jaguaruana Verdade é de certa forma muito preocupante, no entanto, quero deixar claro que não vou direcionar culpa e muito menos culpados, apenas despertar os seguimentos públicos municipais, para a situação e ao mesmo tempo, tentar mobilizar através deste meio de comunicação que tem prestado um relevante serviço aos nossos munícipes para que algo seja feito. Na verdade, o tema abordado aqui diz respeito a nossa saúde, por isso, merece total atenção.

Tenho andado muito na zona rural de Jaguaruana e estou muito triste com o que vejo todos os dias em muitas localidades. Quero falar um pouco do descaso que nossa população está fazendo com seus animais de estimação quando morrem. É comum vermos muitos corpos de animais mortos jogados ao relento, um verdadeiro cemitério, servindo de alimento para os famigerados abutres e ao mesmo tempo, poluindo o ambiente e colocando de certa forma risco a nossa saúde.

O fato já foi em outras épocas, noticiado por este mesmo meio de comunicação. Na estrada que liga o bairro Alto ao Bairro do Tabuleiro e Centro de Jaguaruana, podemos contar até dezenas de animais mortos jogados ao Céu aberto. Outra coisa que vimos com frequência, são cachorros, aparentemente domesticados, se alimentando dos vestígios desses animais. Quando falo que o assunto é preocupante, na verdade, digo por que tenho um pouco de conhecimento nessa área. Por um longo período, trabalhei nas Endemias de Jaguaruana e sei que nosso município é muito vulnerável ao vírus da Raiva, doença mortal tanto ao animal quanto ao ser humano, uma vez contraído.

Não estou aqui querendo assustar ninguém e sim chamar um pouco da atenção dos nossos moradores e nossas autoridades. Hoje à tarde, ao passar pela estrada que liga o Perímetro Irrigado a nossa cidade, me deparei com uma cena forte, dezenas de Urubus, rasgando várias carniças, consegui identificar os corpos de dois cachorros, um gato e um porco. Como vimos, a mortalidade é muito grande e consequentemente com a exposição desses vestígios, aumenta-se o risco de contaminação, além do mau cheiro que fica no local.

Posso afirmar que para algumas pessoas esse assunto pode até parecer uma besteira, mas dentro do campo da preocupação, devo afirmar que não é. A pouco mais de um ano, uma raposa foi localizada nas proximidades da Escola Técnica aqui no bairro Alto. Depois de recolhida pela equipe de zoonoses do nosso município, o exame feito em sua medula e foi constatado que a mesma estava com o vírus da raiva. Isso me faz perguntar por qual motivo os donos dos animais de estimação não enterra seus animais em um espaço adequado quando eles morrem?

Imaginemos um cão, um gato, ou qualquer que seja o animal que por ventura tenha sido agredido por um animal acometido do vírus da raiva e venha a morrer. Esse animal poderá provocar de forma silenciosa, um grande estrago a saúde de várias pessoas. É por isso que aqui eu chamo a atenção de nossas autoridades no setor da saúde, para que junto com o povo e demais seguimentos do poder público, busquem uma alternativa para que esse problema seja amenizado ou até mesmo resolvido.

Enquanto o povo não tomar consciência do risco que estão correndo e as autoridades não se programarem para que algo possa mudar neste sentido, ficaremos além de correr os riscos à nossa saúde, também aguentando muito caatinga nas ventas, como costuma dizer os mais velhos. O assunto é preocupante, está aí à dica.

Postado Por Manoel Martins Junior
Blog Jaguaruana Verdade
Em  15/10/2014  Às  18:15
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário