ALERTA: População de Jaguaruana no Ceará é acometida por uma virose, aparentemente, desconhecida.

 Imagem relacionada

Dores abdominais, vômito, mal está, diarreia e, às vezes até, febre tem sido assim a rotina da grande maioria da população de Jaguaruana nos últimos dias. Um dos Bairros mais atingidos por essa, possível, virose é o Bairro Alto. Nesta comunidade famílias inteiras já foram agraciadas por esse desconforto. Aqui na rua em que moro, não há uma residência que não tenha sido atingida. É grande a procura por atendimento no hospital municipal de Jaguaruana.

Todos os anos sempre, no início do período chuvoso, é comum presenciarmos o acometimento por parte da população pelas tão temidas viroses. Muitas vezes a gripe, a rouquidão e a tosse são as mais comuns, mas também tem aquelas que vêm com a dorzinha de barriga. O que está deixando os órgãos responsáveis pela saúde na cidade é que o período das chuvas ainda nem começou e a virose já chegou. Isso preocupa, principalmente, porque a cidade passa por um processo de mudança de gestor e com a grande procura no hospital municipal, significa dizer que o novo Prefeito Eleito, Roberto da Viúva, já tem que iniciar seu mandado gastando e não é pouco.

Geralmente quando um cidadão começa a sentir esses sintomas, a primeira coisa que vem em sua mente é lembrar-se do que se alimentou. Só que uma situação dessas que já está virando uma epidemia na cidade, pode está associada ao abastecimento de água que está sendo feito de forma precária e irregular. O pouco de água que a empresa responsável pelo abastecimento de água em Jaguaruana, Cagece, fornece é, aparentemente, de péssima qualidade. Em muitas torneiras sai uma água turva e a maioria da população tem que se utilizar dela.

Outro fator pode está ligado ao uso de água clandestina, com alto teor de coliformes fecais. Com o abastecimento de água entrando em colapso, abriu-se um precedente para um comércio paralelo de água. Não estou, aqui, afirmando que o problema dessa virose está ligado, diretamente, a água que está sendo usada, mas é algo que o setor de Vigilância Sanitária de Jaguaruana tem que ficar atento e, até mesmo, intensificar a fiscalização nos poços de pessoas que vendem água e até mesmo na água que a Cagece distribui para a população.

De certo mesmo, até o momento, é que o assunto inspira cuidado e requer uma atenção especial, tendo em vista o grande número de crianças e idosos que estão sendo acometidos por essa virose. Como já falei no início deste artigo, a sensação de quem está acometido por ela é horrível. As dores na barriga causam sensação de desmaio, o vômito deixa o corpo todo doído por causa do esforço que é feito e a diarreia leva embora, grande parte do líquido que o corpo humano retém e necessita para seu equilíbrio.

Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário